“São só veículos com motores”
Para você, o que são? Para muitos, são apenas veículos que te levam de um lugar a outro, ferramentas de trabalho, meios de locomoção. E é verdade, eles são tudo isso. Sem os veículos motorizados — sejam eles carros, motos, até mesmo caminhões, máquinas em geral — com toda certeza, o mundo como conhecemos não seria o mesmo.
Mas para muitos outros, não é apenas isso. Para muitos, é uma grande paixão, carregada de memórias, histórias, emoções. E para esses muitos, nunca serão “apenas motores”, “é só uma moto”, “só um carro”. A verdade é que existe uma grande conexão entre pessoas e máquinas.
O que motiva essa paixão?
Se para você não faz sentido, tudo bem. Mas agora, tente pensar sobre o seguinte: pessoas no passado dedicaram suas vidas criando um “simples” meio de locomoção.
Pessoas na área da engenharia automotiva colocaram energia e estudo ainda hoje fabricando, desenvolvendo, testando e montando cada parte de um veículo. Alguns apenas por trabalho, e outros sabendo o significado de melhorar e dar o seu melhor produzindo algo para o usuário final.
Com o passar do tempo, desenvolveram esportes e competições, a vontade humana de busca pelo ápice, a excelência, a adrenalina. Claro que também existe a questão comercial, o marketing e alguns pontos negativos nesse processo todo, mas esse não é o foco aqui.
A paixão começa desde a simples liberdade que uma experimenta pilotando sua Harley Davidson por exemplo, a aceleração de um carro, até a lida diária no campo, o dia a dia da logística e transporte. Em facilitar o trabalho de muitos, reduzir o tempo de locomoção, lembranças de entes queridos, momentos, sensações que os veículos proporcionam, coisas simples ou a complexidade do funcionamento, a engenharia por trás de tudo isso.
Uma coisa é certa: a cultura automotiva cria vínculos, proporciona experiências e é algo surpreendentemente democrático. Pensando sobre isso, acho que é possível ter uma leve noção do que motiva essa paixão.
Talvez eu não seja a melhor pessoa para mostrar um vislumbre de como essa paixão nos move, afinal, tudo que eu disse aqui não é nem a ponta do iceberg.
Se quer ver mais conteúdos como esse, ou outros temas variados, considere nos acompanhar. Bem-vindo ao mundo das máquinas! Aqui não falaremos apenas sobre isso. Esse é apenas o começo.
